teste
Cap. 01. As Mudanças nos seus ambientes e seus impactos. Maria de Ester Freitas, Pág. 17-37.
No Capítulo, Maria de Ester Freitas trata das mudanças na sociedade mundial analisando seus fatores e impactos. Maria de Ester afirma as mudanças não ocorrem por fatores externos ao indivíduo, o indivíduo e o social estão sempre juntos. Segundo Marx, são os homens que constroem as catedrais e lhes dão significado. A sociedade é uma produção contínua e inacabada. Sem dúvida, o mundo sofreu grandes transformações após a segunda Guerra mundial. No entanto a segunda guerra não foi o único fator que contribuíram para tais transformações. A autora pontua algumas referencias que são importantes para o estudo das mudanças e nos ajudam a entender o momento atual.
A educação em escala Mundial é o primeiro fator apontado, isso se deu principalmente pela democratização do ensino em diversos países e a abertura das universidades. É comum grandes empresas financiarem universidades e pesquisas. A elevação no nível educacional não se limita apenas àquilo que é depois produzido em laboratórios e centros de pesquisa. O comportamento, a atitude, o modo de pensar e de viver também se modificam.
O segundo é a Internacional Capitalista que se firmou como o sistema econômico mais eficiente já desenvolvido pelo homem. A globalização foi uma das principais palavras do final do século XX e início do Século XXI. As grandes multinacionais exportam apenas produtos e formas de trabalho, mais exportam também Matriz Cultural. Como dizem Edgard Morin e Anne B. Kern: “A economia mundial é cada vez mais um todo interdependente”, um exemplo foi a queda da cotação de café que incita os camponeses da Colômbia a cultivar a coca. A explosão da crise financeira nacional se torna no maior exemplo dessa integração.
O terceiro é a tecnologia como forma de vida: atualmente, a palavra tecnologia sai do mundo da fábrica e dos laboratórios para inserir-se no dia-a-dia.
O quarto fator é a mulher no mercado