teste
IGOR MATOS DE ANDRADE
JEAN CARLO DA SILVA BODENBERG
THIAGO DANILO DE AZEVEDO RIVERO
ALEXSANDRO PEREIRA BEZERRA
JHONATAN DO NASCIMENTO RODRIGUES
CRIPTOGRAFIA
Santos
2014
Sumário
SUMÁRIO 2
OBJETIVO 3
Introdução 4
OBJETIVO
Introdução
Criptografia é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da matemática, parte da criptologia. Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas (criptografia de chave única) e chaves assimétricas (criptografia de chave pública).
Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização) para outra é chamada de "texto claro" (plaintext). Cifragem é o processo de conversão de um texto claro para um código cifrado e decifragem é o processo contrário, de recuperar o texto original a partir de um texto cifrado. De fato, o estudo da criptografia cobre bem mais do que apenas cifragem e decifragem. É um ramo especializado da teoria da informação com muitas contribuições de outros campos da matemática e do conhecimento, incluindo autores como Maquiavel, Sun Tzu e Karl von Clausewitz. A criptografia moderna é basicamente formada pelo estudo dos algoritmos criptográficos que podem ser implementados em computadores.
Como funciona seu uso em redes sem fio? Primeiramente o conceito de criptografia, cuja origem vem de duas palavras gregas ‘’kryptós” de (escondido) e “gráphein” de (escrita).Pode-se dizer que serve para manter o princípio de integridade, confidencialidade e a disponibilidade da informação, seu uso vem desde muito tempo atrás, principalmente em guerras militares até os dias de hoje. Com o surgimento da internet e