Teste
Azul- Alex
Rosa-Eu
Preto- Larissa
Nicolau Maquiavel foi um importante historiador, diplomata, filósofo, estadista e político italiano da época do Renascimento. Nasceu na cidade italiana de Florença em 3 de maio de 1469 e morreu, na mesma cidade, em 21 de junho de 1527.
Em 1513, escreveu sua obra mais importante e famosa “O Príncipe”. Nesta obra, Maquiavel expressa nitidamente os seus sentimentos de desejo de ver uma Itália poderosa e unificada.
Termo “maquiavélico”
O termo “maquiavélico” passou a ser usado para aquelas pessoas que praticam atos desleais (até mesmo violentos) para obter vantagens, manipulando as pessoas. Este termo é atribuído a Maquiavel, porque ele sempre defendeu a ética na política.
Maquiavelismo no dicionário significa: (TA NO SLIDE O SIGNIFICADO.)
E partir dessa definição pode-se ver que o maquiavelismo ele surge do pensamento político de Maquiavel, mas continua sendo um equívoco, até os dias de hoje.
Conceito de Republica
Para os intérpretes de Maquiavel, ele criou a “razão do Estado”, onde o Estado real funciona como um cálculo racional para a manutenção do poder. Ele tinha dois conceitos que eram empregados em suas obras, virtú e fortuna. Virtú seria a capacidade de adaptação aos acontecimentos políticos que levaria à permanência no poder e fortuna são os fatores fora de nosso controle, digamos, a nossa “sorte” (tanto que esse é baseado na deusa romana da sorte).
Maquiavel, dizia que o que fazia de Roma o melhor regime possível, era a liberdade, pois é expressa nas instituições, nas ações e no espírito de conquista. Ele fala também que é o bem geral, e não o interesse particular que constitui a potência de um Estado e descobre que não é a independência da ética e da política. A história romana prova o contrário, mostra que nas fronteiras do político, lá onde a ética e a religião fracassam, continua a existir uma forma de governo que conserva elementos fundamentais.
O livro é uma coletânea dos