Teste
1- Introdução
2- Acidente de Trabalho
3- Doença Ocupacional
4- Diferença entre Acidente de Trabalho e Doença Ocupacional
5- Situações Hipotéticas que Diferem as Situações
6- Conclusão
7- Referências Bibliográficas
Introdução
Diariamente existem inúmeros casos de acidentes de trabalho, assim como doenças ocupacionais em que os efeitos são danos, às vezes irreversíveis para o trabalhador vitimado e sua família. É necessário que haja uma parceria entre empregador e empregado, se cada um fizer a sua parte, com certeza os incidentes irão diminuir em grande escala.
Acidente de Trabalho
Um Acidente de Trabalho é aquele que se verifique no local e no tempo de trabalho, produzindo lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade detrabalho, ou de ganho, ou a morte. No Brasil, o acidente de trabalho é definido pela legislação brasileira como toda redução ou perda de capacidade laborativa que seja causada por fatores exógenos e traumáticos relacionados ao trabalho. Deve haver dois critérios: Etiologia Laboral e Lesividade. Não se considera acidente de trabalho um dano sem repercussão na capacidade laborativa ou que tenha origem fora do trabalho (extralaboral). O acidente de trabalho inclui qualquer injúria sofrida no horário e no local de trabalho, como agressão física ou incêndio, mesmo que em hora de almoço ou descanso. Inclui também uma lesão ocorrida a caminho do trabalho ou de volta parta casa e viagens de trabalho ou de estudo financiadas pela empresa.
Doença Ocupacional
A Doença Ocupacional é igualada ao Acidente de Trabalho para todos os efeitos, nesse caso é necessário verificar se a causa é de fato laboral. O segurado deve comparecer a perícia médica do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) munido de sua documentação médica e da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) emitida pela empresa. Entretanto, o perito médico pode reconhecer