teste
CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL E DE COMPUTAÇÃO
FÍSICA II ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES
I- OBJETIVOS
1- Estudar o código de cores de cores de um resistor fixo
2- Estudar as associações de resistores em série e em paralelo.
II- FUNDAMENTOS TEÓRICOS
2.1- Associação de Resistores
A associação de resistores pode ser em série, paralelo ou mista.
Na associação em série, os resistores são percorridos pela mesma corrente. A resistência equivalente é calculada através da equação abaixo, onde n é o número total de resistores.
Na associação em paralelo os resistores são submetidos ä mesma diferença de potencial.
A resistência equivalente de uma associação de resistores em paralelo é calculada através da equação abaixo, onde n é o número total de resistores.
2.2- Potência dissipada nos resistores
É a capacidade de liberação de calor ou potência dissipada nominal dos resistores; está associada às dimensões físicas (tamanhos). Os resistores são fabricados em tamanhos padrões, fornecidos pelo fabricante.
2.3- Tensão nominal de um resistor
É a tensão na qual o resistor dissipa sua potência nominal e é a máxima tensão admissível pelo resistor; caso contrário, ele pode ser danificado por sobre aquecimento.
É determinada através do cálculo:
III- MATERIAL UTILIZADO
1. Multiteste 2. Resistores 3. Fios de conexão
IV- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Nesta experiência serão utilizados apenas resistores de resistência fixa. A conformação de um resistor é cilíndrica, apresentando em suas bases, extensões metálicas, as quais facilitam sua conexão no circuito. Sobre o corpo do resistor, estão, em geral, assinaladas faixas coloridas, que interpretadas segundo um código de cores específico, determinam a resistência do resistor.
CÓDIGO DE CORES:
Cor
1º Algarismo
2º