TESTE
OBJETIVO DO AUTOR: Destacar o indivíduo a realidade plena provando sua capacidade, habilidade, sabedoria e inteligência, verificando sua personalidade para vencer os obstáculos.
METODOLOGIA: Apresenta o entendimento histórico do agir humano no âmbito da prática das profissões, como “um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão”. Nesse caso, agiria como uma ação que regularia a ética agindo no cumprimento das profissões, fazendo com que os profissionais respeitem uns aos outros quando no exercício destas.
“É na profissão que o homem pode ser útil a sua comunidade e nela se eleva e destaca, na prática dessa solidariedade orgânica.” (Lopes de Sá)
A ética profissional, segundo esse mesmo autor, “a vida de um profissional, desde sua formação escolar até seu êxito final, observa-se o quanto ele produz e recebe utilidade.’
PRINCIPAIS ARGUMENTOS:
Valor social da profissão na totalidade das profissões liberais, o que varia é sua forma de atuação e natureza qualitativa perante as necessidades humanas. A profissão oferece uma relação entre necessidade e utilidade, que exige uma conduta específica para todas as partes envolvidas.
O conceito profissional é evidência, das capacidades e virtudes de um ser no exercício de um trabalho habitual de qualidade superior.
A ética como um diferencial no mercado de trabalho, as empresa estão implantando e divulgando o seu código de ética, bem como treinando seus colaboradores.
Ser ético é uma característica fundamental. Cada vez mais as organizações estão adotando o habito de checar o passado dos candidatos a algumas vagas. E isso conta como um grande diferencial para as empresas.
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto