Teste
FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA
DISCIPLINA: ACIONAMENTOS ELÉTRICOS
Simulação de um motor de corrente contínua no ATP
Júlio César Moura Veloso – 96821
UBERLÂNDIA
2013
1. Objetivo
Fazer a simulação de um motor de corrente contínua, tipo série, em condições de partida com carga nominal. Os dados nominais do motor serão determinados de acordo com o número de matrícula do aluno usando a seguinte regra:
O motor está acoplado diretamente a uma carga de conjugado constante igual ao nominal, sendo a inércia do motor e carga igual a 0,036
A característica de magnetização do motor pode ser aproximada pela expressão: onde φsat representa o fluxo saturado do motor que tem o seguinte valor: φsat = 1,85 pu; K1 é uma constante típica do material magnético utilizado na armadura e deverá ser determinada pelas condições nominais. A partida deverá ser feita utilizando um reostato com dois estágios de resistência que limita o pico de corrente de partida em 2,0 pu. Faça a subdivisão do reostato de forma que o valor de pico (Ip) seja alcançado toda vez que um estágio do reostato for chaveado. Nestas condições, determine o valor da corrente de armadura no momento do chaveamento de cada estágio (Iv), o valor de resistência do reostato e suas respectivas derivações, a sua potência, os intervalos de tempo de aceleração de cada estágio, e as velocidades nas quais os estágios de resistências serão chaveados.
Mostre como foi feita a simulação comentando sobre o circuito da armadura e o circuito representativo da parte mecânica do eixo do motor.
No trabalho deverão ser apresentados os dados nominais do motor simulado, os parâmetros calculados, as curvas de velocidade, corrente, conjugado e a energia dissipada nas resistências de partida em função do tempo. Faça uma comparação entre os resultados obtidos na simulação e os valores obtidos pelas expressões analíticas aproximadas.
2. Dados do motor