Teste
25B
Os computadores armazenam e manipulam a informação na forma de números.
Instruções de programas, dados numéricos, caracteres alfanuméricos, são todos representados por meio de combinações de algarismos numéricos, as quais são interpretadas, manipuladas e trasformadas em formatos reconhecíveis pelo Ser Humano, a medida que o computador executa suas tarefas.
Embora o sistema numérico padrão seja o decimal, onde dez algarismos (0 a 9) são usados para representar todos os números, os computadores adotam internamente o sistema binário, onde apenas os algarismos 0 e 1 são usados na composição dos números.
O uso do sistema binário apresenta vantagens importantes sob o ponto de vista da construção e operação dos computadores:
• Cada um dos algarismos binários, 0 e 1, é representado por um valor de tensão específico nos circuitos eletrônicos dos computadores. Desta forma o armazenamento e a manipulação de informação em um computador é feito apenas com dois valores de tensão elétrica.
• Os programas de computadores são escritos por meio de sentenças matemáticas
(expressões algébricas), as quais expressam a lógica das tarefas a serem executadas pela máquina, e delimitam os resultados numéricos que podem ser obtidos a partir dos valores de entrada. A forma algébrica mais eficiente de representação de expressões lógicas, conhecida como álgebra booleana, é baseada no sistema binário de numeração. Deste modo, por razões tecnológicas e conceituais, os números binários e a álgebra boole-ana formam a base de operação dos computadores atuais.
0B
Sistema Binário de Numeração
Embora use apenas um sub-conjunto dos algarismos decimais, o sistema binário adota as mesmas regras do sistema decimal para a representação de grandezas numéricas e para as operações aritméticas. De fato, o uso de sistemas numéricos diferentes na escrita de um mesmo número, não altera a quantidade representada, desde que os sistemas adotem uma