Teste
DE CuStoS
HoSPItALArES
1
ÍNDICE
APRESENTAÇÃO DO PRESIDENTE
05
APRESENTAÇÃO
06
1. Introdução
09
2. METODOLOGIA DE CUSTEIO ADOTADA NA FHEMIG
26
3. O SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS CUSTOS
2
HOSPITALARES NA REDE FHEMIG – SIGH CUSTOS
31 3
4. O SIGH CUSTOS
34
5. CUSTO E O MAPA ESTRATÉGICO
40
6. CUSTO PARA DECISÃO – DAS POSSIBILIDADES
41
7. CUSTOS – RESULTADOS
44
8. GlossÁRIO
46
APRESENTAÇÃO DO PRESIDENTE
O complexo dia a dia da gestão hospitalar nos leva, em vários momentos, a um comportamento mecânico na execução de tarefas ou na tomada de decisões. Não se trata de uma decisão consciente de agir sem as melhores reflexões, mas sim da interferência do conjunto das funcionalidades de um hospital sobre a nossa capacidade de melhor agir e decidir.
Basta imaginar! Um hospital é um conjunto de organizações. Aqui, gerenciamos alimentação, lavanderia, segurança, conservação e limpeza, esterilização de materiais, farmácias, laboratórios, suprimentos, manutenção de equipamentos, recursos humanos multiprofissionais, enfim, uma enormidade de fatores que, se adequadamente integrados, permitem uma assistência de qualidade.
4
Transformar ciclos viciosos em ciclos virtuosos não é tarefa fácil, mas motivados pelos desafios propostos pelas diretrizes do Governo de um “Estado para Resultados” e confiando na capacidade das nossas equipes em aperfeiçoar o processo gerencial é que apostamos e pactuamos como meta da Agenda Setorial da Saúde o desenvolvimento de um Sistema de Custos no âmbito da Fhemig.
Melhor conhecer a dinâmica dos nossos custos hospitalares, na dimensão dos processos, das unidades e até mesmo de cada atendimento, era essencial para que pudéssemos “fazer mais com menos”, otimizando cada Real do nosso orçamento em prol do atendimento ao cidadão.
O SIGH-Custos é uma realidade. Desenvolvido e já implantado, nos permite reflexões e análises comparativas entre