Teste
relatório de matemática aplicada a engenharia
Professor: Vagner Donizeti T. Ferreira
São Paulo
2012
FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO PAULO
LABORATÓRIO: SISTEMA MASSA-MOLA
.
São Paulo
2012
LABORATÓRIO: SISTEMA MASSA-MOLA
RESUMO
Em nossa experiência realizada no laboratório, analisamos o deslocamento da mola dependendo da força aplicada e também verificamos também o deslocamento e a distância que o peso atinge dependendo do peso aplicado.
SUMÁRIO
RESUMO 3
1. INTRODUÇÃO
Um dos comportamentos oscilatórios mais simples de se compreender é o movimento harmônico simples, sendo encontrado em vários sistemas, podendo ser estendido a muitos outros com variações. Muitos comportamentos oscilatórios surgem a partir da existência de forças restauradoras que tendem a trazer ou manter sistemas em certos estados ou posições, sendo essas forças restauradoras basicamente do tipo forças elásticas, obedecendo, portanto, a Lei de Hooke: F=-kX. Um sistema conhecido que se comporta dessa maneira é o sistema massa-mola (observe a figura 1). Consiste em um corpo com massa de valor m, presa por uma das extremidades a uma certa mola de fator de restauração k (também chamado constante de deformação), enquanto a outra extremidade está ligada a um ponto fixo.
[pic]
Ilustração 1 - Sistema massa-mola;
1. Sistema massa-mola
Esse sistema possui um ponto de equilíbrio ao qual chamaremos de ponto 0 (x=0). Toda vez que tentamos tirar o nosso sistema desse ponto 0, surge uma força restauradora: F= -kX, que tenta trazê-lo de volta a situação inicial. A posição –Xm representará a mola comprimida, enquanto que a posição +Xm representará a mola