Teste
Tequila
A história dessa bebida de fama tão controversa se mistura muito com a história do país em que surgiu. Situada no estado de Jalisco no México, Tequila é uma cidade de interior, próxima a Guadalajara. Fundada como Santiago de Tequila, a cidade completou em abril de 2011, 471 anos de existência.
Desde 2003 destaca-se também dentre as “Cidades Mágicas” designadas pelo Governo mexicano a receber forte auxílio buscando preservar a cultura local e atrair turistas. Um ótimo artigo sobre o assunto pode ser encontrado na Scielo Mexicana, texto de José de Jesús Hernández López, “Tequila: centro mágico, pueblo tradicional. ¿Patrimonialización o privatización?”; no qual são descritas as melhorias feitas nesse projeto e toda sua repercussão econômica e social. Outra boa referência para quem deseja se aprofundar no assunto é o site da Secretaria de Turismo do México.
Voltando a história da bebida propriamente, a origem não pode ser tão precisa, mas a versão popular conta que indígenas de Jalisco se abrigaram em uma caverna durante uma tormenta em um campo de agaves, planta fisicamente semelhante ao abacaxi, porém maior. Durante a chuva dizem que um raio acertou o coração dessas plantas queimando seu amido e o transformando em um tipo de mel. Quando a tempestade cessou o vento levou aos habitantes um cheiro agradável vindo do amido queimado, um dos nativos provou esse mel e assim descobriram uma primeira utilidade para a planta.
Um dos indígenas esqueceu um pouco desse “suco” guardado e depois de certo tempo percebeu que o aroma estava diferente e que havia uma espuma