Teste
Unidade3: Engenharia de software (continuação)
3.5. Técnica da 4º Geração
Coleta de Requisitos
Estratégia de “Projeto”
Implementação Usando 4G
Teste
Coleta de requisitos
O cliente descreve os requisitos os quais são traduzidos para um protótipo operacional.
Problemas:
* O cliente pode estar inseguro quanto aos requisitos; * O cliente pode ser incapaz de especificar as informações de modo que uma ferramenta de 4G possa entender; e, * As linguagens de 4G atuais não são sofisticadas suficientemente para acomodar a verdadeira linguagem natural.
Estratégia de projeto
Nesta fase normalmente é projetado como o software será feito, organizado, estruturado, etc.;
No entanto, para pequenas aplicações é possível mover-se da fase um direto para a fase três, pulando a fase de projeto. Utilizando linguagens de quarta geração, às vezes esta fase não é necessária; e,
Já para grandes projetos é sempre necessário desenvolver uma estratégia de projeto. Caso contrário ocorrerão os mesmos problemas encontrados quando se usa abordagem convencional (baixa qualidade, manutenção ruim, má aceitação do cliente, etc).
Implementação usando linguagem de 4G
Os resultados desejados são representados de modo que haja geração automática de código. Deve existir uma estrutura de dados com informações relevantes e que seja acessível pela 4G.
Teste
O desenvolvedor deve efetuar testes e desenvolver uma documentação significativa. O software desenvolvido deve ser construído de maneira que a manutenção possa ser efetuada prontamente.
Considerações:
* Favoráveis
* Os defensores das linguagens de 4G argumentam que por meio delas se obtém uma redução dramática no tempo de desenvolvimento do software (aumento de produtividade).
* Desfavoráveis
* As linguagens de 4G atuais não são mais fáceis de usar do que as linguagens de programação.
* O código fonte