teste sociometrico
Pode-se definir grupo como uma unidade social, um conjunto de indivíduos, mais ou menos estruturada, com objetivos e interesses comuns cujos elementos estabelecem entre si relações e interagem.
O ser humano é gregário por natureza e somente existe, ou subsiste, em função de seus inter-relacionamentos grupais. Sempre, desde o nascimento, o indivíduo participa de diferentes grupos, uma constante dialética entre a busca de sua identidade individual e a necessidade de uma identidade grupal e social.
Um conjunto de pessoas constitui um grupo, um conjunto de grupos constitui uma comunidade e um conjunto interativo das comunidades configura uma sociedade.
O conceito de grupo é apresentado por diferentes autores de forma distinta. Para Zimerman(1997) a definição do termo grupo pode designar diferentes acepções; tanto pode se constituir de duas pessoas como uma família, uma turma, uma classe de aula, uma gangue, uma fila de ônibus, uma torcida no estádio etc. Pode ainda ser um conjunto de pessoas sintonizadas num mesmo programa de rádio, televisão.
Na concepção de Contreras(1999) a definição de grupo não está relacionada ao número de indivíduos que o compõe, mas ao conjunto de sujeitos que interagem movidos por um fim comum a todos eles. Para este autor cada indivíduo influencia o grupo a que pertence e recebe, reciprocamente, a influência do mesmo.
Também para Aubry e Saint-Arnaud(1978), a definição de grupo não se apóia na soma de indivíduos, mas depende intimamente das relações que se estabelecem entre os diferentes indivíduos. Os membros do grupo devem aceitar o trabalho comum, participar da responsabilidade coletiva e somar seus esforços para a realização deste trabalho.
Compartilhamos com estes autores que grupo é mais que uma soma de indivíduos. Um grupo se forma quando um conjunto de pessoas busca um objetivo comum. Por nossa experiência sabemos que cada grupo tem um ritmo próprio, formula exigências diferentes e reage de forma distinta.
A