Teste HTP
O desenho também é considerado como uma das formas mais antigas de comunicação humana, no entanto também passou a ser ultilizado na psicologia como teste de avaliação.
O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente.
Cabe dizer que o HTP é um estimulo á projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica e proporciona uma compreensão dinâmica das características e do funcionamento do individuo.
O teste é aplicado para indivíduos com idade a partir de 8 anos, e propõe a realização de desenhos em sequencia, sendo eles: Uma Casa (posição da folha horizontal), uma árvore (posição da folha vertical), uma figura humana (posição da folha vertical) e uma figura humana do sexo oposto ao do paciente (posição da folha vertical).
Seu material consiste em: Folhas de sulfite branca, lápis de escrever (número 2), borracha (utilizando o mínimo possível), além dos desenhos se põe necessário um inquérito referente ao desenho realizado pelo paciente.
De acordo com Barbosa (2010) o HTP é um dos testes mais ensinados em cursos de bacharelado em Psicologia, também é o mais utilizado por psicólogos brasileiros pelo seu baixo custo e facilidade de aplicação.
O HTP oferece um manual contendo a padronização da aplicação e representação dos desenhos, oferece também uma lista de conceitos interpretativos para cada um desses desenhos. Essas interpretações estão possivelmente associadas a características psicopatológicas da personalidade.
É de extrema importância que para a aplicação do teste o psicólogo tenha um extremo conhecimento nos procedimentos do HTP, o que se torna importante também para que ele seja eficiente nos seus resultados. Deve-se propor um ambiente que facilite essa aplicação e que o psicólogo tenha uma boa administração do