teste HIPOT
Considerações preliminares:
Vimos nas páginas anteriores alguns testes que aplicamos para verificar o estado do material isolante dos enrolamentos do motor.
Medimos a resistência do isolamento e realizamos os ensaios para obter os índices de polarização, absorção e envelhecimento. Agora, para concluir, nos resta,ainda, um outro teste, o qual seria “a prova dos nove” para realmente assegurar que o material isolante resiste as condições de trabalho do motor. Vamos, então, realizar o Teste de Alto Potencial ou HI-POT. Este teste deverá ser realizado,prefencialmente,depois do teste de medição da resistência dos enrolamentos. O teste de HI-POT só deverá ser aplicado quando os resultados das medições da resistência do isolamento derem valores satisfatórios. O Teste de Alto Potencial, mais conhecido como HI-Pot, é um teste destrutivo e tem como objetivo assegurar que os enrolamentos tem isolamento suficiente para suportar as tensães e sobre tensões de trabalho. Define-se como a intensidade máxima de um campo elétrico a que pode estar sujeito o material isolante, sem que através dele passe uma descarga elétrica. O teste de Alto Potencial indica que, ao tempo que o teste foi realizado, mas não necessariamente depois, os enrolamentos tem uma certa capacidade de suportar uma sobretensão. Para assegurar que um enrolamento está em boas condições para realizar serviços contínuos, a experiência indica que um teste de HI-POT deverá ser aplicado com os seguinte valores:
2E + 1000V por 1 minuto. E = Tensão nominal
Nota: Em se tratando de motores elétricos,o teste de HI-POT geralmente é mais aplicado em motores elétricos que operam em tensões de 2.200V ou acima. Todo teste de HI-POT deve ser aplicado somente durante 1 (um) minuto e deve ser realizado a temperatura ambiente e nunca em temperatura superior a 40,ºC na peça. Tratando-se de teste