Programa de Resposta Rápida
Introdução.
Existem pelo mundo diversos programas implantados em organizações variadas e funcionando na busca de organizar os processos em relação aos fluxos dos produtos, programas que tem como objetivo melhorar as estratégias responsáveis pela administração dos estoques mínimos ou de segurança. A idéia fundamental dos programas é encontrar uma maneira de tornar os números, que são apenas previsão de demanda, em números reais, ou seja, fazer com que a produção e o fornecedor trabalhem juntos, com os mesmos dados, as mesmas informações, evitando assim as inúmeras possibilidades de desperdício, de custos desnecessários e de estoques parados gerando um aumento do tempo do fluxo dos produtos.
ECR, CRP, VMI, CPFR, JIT II
Nos últimos dez anos, diversos clientes e fornecedores buscaram redesenhar seu fluxo de produtos, e conseqüentemente as operações de produção e de distribuição, através de um maior compartilhamento de informações. Essas iniciativas são comumente chamadas de programas de resposta rápida (PRRs) na literatura. Os PRRs são, portanto, serviços logísticos alicerçados na cooperação e no compartilhamento das informações da demanda do cliente com seu fornecedor.
A idéia básica por trás da Resposta Rápida (RR) é que, a fim de colher as vantagens da competição baseada no tempo, são necessárias desenvolver sistemas responsivos e velozes. Ele se torna um "genérico" para sistemas de informação e sistemas logísticos. A combinação deles forma o jargão "o produto certo no lugar certo no momento certo".
Existem atualmente várias modalidades de PRRs, cada qual atendendo por uma sigla diferente: ECR, CRP, VMI, CPFR, QR etc. Normalmente essas iniciativas são implementadas no âmbito fabricante-varejista, apesar de também poderem ser implementadas no âmbito fabricante-fornecedor, como é o caso do JIT II.
Fabricante Varejista (ECR, CRP, CPFR, CR, VM)
Fabricante-Fornecedor (JIT II)
CRP - Continuous Replenishment Program - Programa