Biologia
PORÍFEROS
CNIDÁRIOS
PLATELMINTOS
NEMATÓDEOS
MOLUSCOS
ANELÍDEOS
ARTRÓPODES
EQUINODERMOS
Corpo possui numerosos poros e é formado por várias células que, apesar de já apresentarem uma certa divisão de trabalho, têm alto grau de independência, não chegando a formar tecidos verdadeiros. Internamente possuem uma cavidade chamada átrio ou espongiocele, que não é uma cavidade digestiva. Digestão intracelular.
Ex: esponjas
Possuem um tipo de célula urticante denominada cnidócito.
Primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo (permite aos animais ingerirem uma porção maior de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células). Digestão extra e intracelular.
Ex: medusas (águas-vivas), corais, anêmonas, caravelas, pólipos
Animais de corpo achatado. Cavidade digestiva com uma única abertura (boca). Não há diferenciação de ânus (sistema digestivo incompleto).
Ex: vermes achatados como planárias (de vida livre) e solitárias (parasita intestinal)
Animais de corpo cilíndrico, alongado e delgado, com as extremidades afiladas. Possuem boca e ânus (sistema digestório completo). Corpo revestido por uma cutícula espessa e de estrutura complexa, formada por colágeno: protege o animal contra o atrito com as partículas do solo (vida livre) ou contra as enzimas e outros produtos do corpo dos hospedeiros (parasitas).
Ex: lombrigas, filárias
Animais de corpo mole, dividido em cabeça, massa visceral e pé. Corpo envolvido por uma dobra da epiderme que forma uma estrutura denominada manto.
Ex: lesmas caracóis, ostras, lulas e polvos
Animais de corpo cilíndrico, alongado e segmentado em vários anéis ou metâmeros. Apresentam mudas ou ecdises (troca do exoesqueleto): possibilitam o crescimento (exoesqueleto rígido)
Ex: minhocas e sangue-sugas