Teste de transformador CERTO
Esse trabalho tem como objetivo, além de ter um primeiro contato com um transformador trifásico, analisar os valores medidos no transformador e se seguem a relação de transformação dos valores calculados, instruir-se sobre as características, componentes e ligações a serem feitas para diferentes valores de tensões e correntes.
Teste de Transformador
Objetivos:
Levantar as características do transformador; esquematizar as ligações; executar as ligações; medir as tensões e correntes de bobina, de fase e de linha; comparar as tensões e correntes, considerando o tipo de ligação; calcular a relação de tensões.
Instrumentos e instrumentos utilizados:
- Multímetro digital (já contando com suas 2 ponteiras)
- Tomada trifásica com conectores em suas pontas
- Cabos com conectores
- 7 lâmpadas 220V/100W
- 2 resistências com soquete E27
- Transformador e sua bancada (onde já continha interruptores, suporte das lâmpadas e etc.)
Descrição de tarefas: Em primeiro momento, identificamos qual era o primário e o secundário do transformador, com o multímetro na escala teste de resistência, conseguimos descobrir onde estavam o inicio e o fim de cada bobina do secundário do transformador. Chegamos a conclusão que as bobinas do primário estavam o inicio sobre o fim da mesma, e as do secundário se encontravam em X. Com isso, relacionamos um numero para cada um dos terminais.
Primário Secundário
Como as bobinas do primário só suportavam 127V cada uma, tivemos que fazer uma ligação estrela, pois a tensão de linha que estava disponível para nós usarmos era de 220V. Depois de realizada a ligação do primário, fizemos a medição e encontramos os seguintes valores:
UL = x1 - x2= 223V Corrente a vazio = IL1 = 1,4 x1 - x3= 224V