TESTE DE QUALIDADE
De
Química
Nome: christiele P. silva Nº 2 Série: 1º D Teste a qualidade da gasolina
Use 500 ml água comum e 500 ml gasolina.
Utilizando de uma proveta graduada para 1000 ml, pegue uma amostra de gasolina de 500 ml que ira testar e coloque na proveta, complete com mais 500ml de água comum e chacoalhe o tubo por 15 segundos.
Deixe descansar por 1 minuto para que a água absorva o álcool, e como a gasolina é mais leve que a água/álcool irão se separar indo a água para baixo e gasolina pura p/acima.
Com este teste você verá que o nível de água que era de 500 ml passou para perto de 600 ml com o álcool que retirou da gasolina determinado uma faixa de 22% de álcool em meio litro de gasolina (sendo, 500 ml contém perto de 100ml de álcool )
Controle de qualidade: especificações do etanol
Para poder ser comercializado em suas mais diversas formas, o etanol passa por uma série de testes que verificam sua qualidade, permitindo que ele seja utilizado de forma saudável e segura. Esses pré-requisitos que o etanol precisa ter para ser comercializado são chamados de especificações, que variam conforme a utilização de cada álcool. Cada produto possui um tipo próprio de especificação, regulada por alguma entidade da área de cada mercadoria.
Em relação ao etanol combustível, também chamado de etanol carburante, as normas de especificação são, atualmente, estipuladas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Bicombustível (ANP) através do Regulamento Técnico ANP nº3/2011, anexo da Resolução ANP Nº7 de 9 de fevereiro de 2011. Nesse regulamento, estão contidos as características que o etanol precisa ter em relação a seu aspecto, cor, massa específica, teor alcoólico, potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica e outros quesitos. Algumas especificações são próprias para o etanol carburante hidratado (vendido como etanol), outras para o etanol anidro (misturado à gasolina), além das especificações comuns para ambos.
Álcool hidratado