Teste de Popularidade! Positive quem você conhece e negative quem você não conhece?
2- a lua vai ficar flutuando no espaço , e nao parada
Função referencial ou denotativa: transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação.
Função emotiva ou expressiva: o objetivo do emissor é transmitir suas emoções e anseios. A realidade é transmitida sob o ponto de vista do emissor, a mensagem é subjetiva e centrada no emitente e, portanto, apresenta-se na primeira pessoa.
Função conativa ou apelativa: O objetivo é de influenciar, convencer o receptor de alguma coisa por meio de uma ordem o foco é o “você leitor”.
Função metalinguística: Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código.
Função fática: O objetivo dessa função é estabelecer uma relação com o emissor, um contato para verificar se a mensagem está sendo transmitida ou para dilatar a conversa. Exemplo: O U2 é a melhor banda do mundo, né? Isso faz esperar uma resposta.
Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos lingüísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
A próclise ocorre mediante os seguintes casos:
- Com os advérbios de maneira geral:
Aqui se cultiva a paz e a harmonia.
Talvez lhe traga a encomenda que pediu.
Não se preocupe, tudo vai dar certo.
- Com os pronomes substantivos:
Todos te ajudarão nesta importante tarefa.
Aquilo me deixou estarrecida.
- Com os pronomes relativos:
Os policiais estão à procura do rapaz que se evadiu do local.
O pátio é o lugar onde me sinto à vontade.
- Com as conjunções subordinativas:
Farei isso se me for útil.
É