TESTE DE CIDADANIA
A DUDH foi aprovada na assembleia geral das nações unidas em 1948. Esta é fundamentalmente um projeto de sociedade, os seus princípios assentam nos princípios gerais da revolução francesa, igualdade, liberdade e fraternidade.
Nesta medida é constituída por um conjunto de direitos gerais, naturais que nenhum governo pode privar, sendo o direito à vida um dos mais importantes, e direitos sociais, económicos e culturais.
Ao longo do tempo muitos foram aqueles que se preocuparam com esta questão, partilhando através da escrita, é o caso de João XXIII, que na sua encíclica “paz na terra”, chama a atenção para a importância da DUDH, no sentido desta poder ser o primeiro passo para a positivação de uma constituição universal.
Já Paulo VII defende que o desconhecimento e o dolo, não poderão constituir desculpas para acções menos éticas e levianas. Na verdade todos deverão conhecer as leis, regras de conduta de forma a poderem agir de acordo com as mesmas, de forma responsável.
A obra de João Paulo II é toda ela um apelo à defesa dos direitos humanos. Verdadeiros desafios reflexivos à humanidade, às situações de carência, às necessidades sociais com que nos cruzamos diariamente.
É pois aplicando na prática os princípios dos direitos humanos e da justiça social que se consegue alcançar uma sociedade mais justa, mais coesa, é também neste espirito que se move e identifica a profissão de assistente social, além de aplicar na prática os princípios dos direitos humanos, promove a