TESTE DE CHAMAS
CURSO: ENGENHARIA CIVIL(NOT)
TURMA: 6726720132B
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
ANA LUÍZA PEIXOTO ROCHA
AQUILA RODRIGUES SILVA
EDVALDO PEIXOTO NETO
IZABELA GOMES VIEIRA
JÉSSICA MARIA DA SILVA MATIAS
RICARDO MARCELO
WENDELL BRUNO FARIAS PIMENTA
RELATÓRIO
QUÍMICA GERAL: TESTE DAS CHAMAS
SÃO LUÍS-2013
ANA LUÍZA PEIXOTO ROCHA
AQUILA RODRIGUES SILVA
EDVALDO PEIXOTO NETO HOLANDA JUNIOR 36
IZABELA GOMES VIEIRA
JÉSSICA MARIA DA SILVA MATIAS
RICARDO CESAR MENDES JARDIM
WENDELL BRUNO FARIAS PIMENTA
RELATÓRIO
QUÍMICA GERAL: TESTE DAS CHAMAS
SÃO LUÍS-2013
Título: Teste da Chama
Introdução:
O teste de chama ou prova da chama é um procedimento utilizado em Química para detectar a presença de alguns íons metálicos, baseado no espectro de emissão característico para cada elemento, desta forma busca-se identificar o elemento químico de acordo com a coloração.
Em meados do século XVIII começaram os estudos sistemáticos de identificação de compostos pelo uso de chamas, conduzidos mais ou menos de modo simultâneo por vários pesquisadores. Thomas Melvill (1726-1753) observou, em 1752, o espectro de linhas brilhantes emitido por chamas contendo sais metálicos. Em 1758, Andreas Marggraf (1709-1782) conseguiu diferenciar sais de sódio e sais de potássio pela cor de suas chamas. (GRACETTO, 2006).
O teste da chama está fundamentado no estudo de que ao ser concedido uma quantidade de energia para outro elemento químico(chama, energia em forma de calor) determinado, alguns elétrons passam para um nível de energia maior/mais elevado, pois absorvem esta energia fornecida, produzindo o que chamamos de estado excitado. Quando um desses elétrons excitados retorna ao estado fundamental/estado estacionário(é aquele na qual a densidade de probabilidade não varia com o tempo), ele libera a energia recebida anteriormente em forma de radiação. A quantidade de energia que utiliza-se para