teste de chamas
RELATÓRIO DE QUÍMICA
PILHAS
SALVADOR
2008
FACULDADE DE CIENCIA E TECNOLOGIA – AREA1FTE
RELATÓRIO DE QUÍMICA
TESTE DE CHAMAS
Projeto elaborado para a disciplina de Química Geral e Experimental, sob orientação da professora Alexandra Carvalho do curso de Engenharia de Produção, turno noturno, 1º semestre – 2008.2, sala 104; autores: Alex Alberto Oliveira Santos, Breno Roldão Lima e Mila Roldão.
SALVADOR
2008
OBJETIVO
Observar os processos de oxi-redução nos quais uma transformação química gera energia como resultada da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
INTRODUÇÃO
A tendência de perder ou doar elétrons das substâncias, visando o equilíbrio, gera um tema de estudo na química, conhecido como Eletroquímica. Uma das aplicações mais úteis das reações de oxidação - redução é a produção de energia elétrica a partir de uma célula eletroquímica.
A eletroquímica abrange todos os processos químicos que envolvem transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica (variação da quantidade de elétrons no temo), este processo é denominado de eletrólise. (Resumindo: pilha e bateria são processos químicos que ocorrem espontaneamente e geram corrente elétrica, já eletrólise é um processo químico (reação química) que ocorre de forma não espontânea, ou seja, ocorre na presença de uma corrente elétrica).
A primeira pilha foi criada em 1800, por Alessandro Volta, que utilizava discos de cobre e zinco, separados por algodão embebido em solução salina. Os discos foram chamados de eletrodos, sendo que os elétrons saiam do zinco para o cobre, fazendo uma pequena corrente fluir.
Em 1836, John Frederick Daniell construiu uma pilha com