teste de chama
Elton Almeida Santos (IC);
Elton.almeidaa@hotmail.com
Palavras Chave: teste de chama, comprimento de onda, espectro visível, elétrons excitados.
Resumo
O teste da chama é um experimento que constata a reação de como um elétron absorve energia e passa a um nível quântico maior, mas volta ao seu nível inicial liberando a energia adquirida em forma de energia luminosa, o que dá uma cor característica a cada elemento químico que, por sua vez, reage de uma forma diferente.
The flame test is an experiment that observes the reaction of an electron absorbs energy and becomes a quantum level higher, but will return to its initial level, releasing the energy gained in the form of light energy, which gives a characteristic colour to each chemical element which, in turn, reacts in a different way.
Objetivos
Identificação dos cátions através do teste de chama e demonstração prática dos fenômenos energéticos como o efeito fotoelétrico, e a comprovação de um comprimento de onda único pra cada elemento.
Introdução
Na ciência, o uso das o é ondas eletromagnéticas é também muito comum. Com aparelhos sofisticados especiais, chamados espectrômetros, conseguem-se identificar os elementos químicos com grande precisão, pela medição exata da posição relativa de suas raias espectrais. Essa mesma ideia é utilizada para estudar a luz emitida pelas estrelas e descobrir quais são seus elementos químicos formadores. Um exemplo interessante é o do gás hélio, que foi descoberto no Sol (1868) 27 anos antes de ser descoberto na Terra (1895). A análise espectral é de certa forma, uma sofisticação do teste da chama.
O chamado teste da chama é um teste simples para identificar cátions em laboratório. Um fio de platina limpo é mergulhado na amostra que se quer identificar e depois levado a chama azul de um bico de Bunsen. Cada elemento químico produzirá chama de cor característica (que, aliás, corresponde à cor apresentada na queima dos fogos de artifício): azul