teste de chama
1. OBJETIVO
O ensaio teve como objetivo verificar a presença de determinados elementos químicos nos sais utilizados, através do teste da chama, e comparar com o padrão de cores do espectro de emissões para conhecidos elementos.
3. INTRODUÇÃO
Amparados de algumas matérias como fio de platina e balão de fundo chato completo com álcool e um pavio, iniciamos o experimento acendendo o seu Pavio, Posteriormente banhávamos o fio de platina num concentrado de ácido clorídrico e colocávamos na chama para que fosse tirado qualquer tipo de contaminação no fio que pudesse violar o experimento, a seguir mergulhávamos novamente o fio no ácido e assim coletávamos uma pequena amostra do sal desejado para que fosse colocado próximo a chama, procedemos de forma semelhante em 5 amostras de sal.
4. EXPERIMENTO
Observando atentamente podemos notar a mudança de coloração da chama quando colocado diferentes amostras de sal em contato com o fogo. Observe o resultado encontrado na tabela a seguir:
1.Cloreto de Bário-Verde Amarelado-BaCl2
2.Cloreto de Sódio-Amarelo Alaranjado-NaCl
3.Cloreto de Cálcio-Vermelho Tijolo-CaCl2
4.Cloreto de Potássio-Violeta Clara-KCl
5.Cloreto de Estrôncio-Vermelho Carmim-SrCl2
5.DISCUSOES
Notamos na tabela acima a variação de cor no experimento realizado com o Cloreto de Cálcio (N°3), essa variação pode ter ocorrido devido às contaminações possíveis nos materiais. Já nos outros sais a coloração encontrada foram as esperadas.
6. CONCLUSÃO
Observamos que cada sal possui uma coloração característica devido à disposição dos elétrons nas camadas de energia, quando um sal recebe uma quantidade bem definida de energia os elétrons tendem a saltar para uma camada mais externa, assim quando perdem energia os elétrons voltam para sua camada original, assim sucessivamente, emitindo desta forma uma luz característica de cada cátion.