TESTE 1
A parte da eletricidade que estuda o comportamento de cargas elétricas estáticas no espaço é conhecida pelo nome de eletrostática. Ela desenvolveu-se precocemente dentro da história da ciência e se baseia na observação das forças de atração ou repulsão que aparecem entre as substâncias com carga elétrica.
Carga elétrica
É uma propriedade das partículas elementares como os elétrons e os quarks, que compõem os prótons e nêutrons. A carga do elétron foi determinada negativa. A do próton, com módulo igual a carga do elétron, foi denominada positiva. E a do Nêutron neutra, já que tem carga elétrica nula.
Corpos neutros possuem mesmo número de prótons e elétrons. Corpos eletrizados possuem diferente número de prótons e elétrons. Quando eletrizado positivamente, o corpo possui mais carga positiva que negativa, quando negativamente, mais carga negativa do que positiva. Sendo que em qualquer eletrização o que se move são os elétrons.
Cargas elétricas de sinais diferentes se atraem, e cargas elétricas de sinais iguais se repelem.
Existem corpos:
Condutores - corpos onde as cargas elétricas se movem facilmente, por exemplo, os metais.
Isolantes - corpos em que as cargas elétricas não se movem com facilidade, por exemplo: água, ar, borracha, vidro e madeira.
Processos de eletrização
Existem três meio de se eletrizar um corpo:
Atrito - dois materiais diferentes, quando atritados, trocam elétrons ficando eletrizado. Para determinar qual o sinal da carga de cada corpo é necessário analisar a tabela triboelétrica. Após a eletrização os corpos ficam com o mesmo módulo de carga e sinais opostos, portanto se atraem.
Contato - dois corpos, preferencialmente condutores, estando pelo menos um eletrizado, entra em contato com o outro, de sinal oposto ou neutro, e o com carga em excesso transfere carga ao outro.Após a eletrização ambos ficam com o mesmo sinal, portanto se repelem.
Eletrização por indução - Um corpo neutro ao ser