tese2
Author(s) Name(s)
Ricardo Inacio ricardosinacio@hotmail.com Abstract
1. Introdução
Neste artigo esta resumido todos os tópicos estudados na cadeira de Sistemas Operacionais, com breve descrição e explicação de cada assunto descrito nos títulos seguintes.
2. Capítulo 1 - Introdução
Sistema operacional é um programa que faz o intermediário entre usuário e o hardware de um computador, com um objetivo de usar o hardware do computador da melhor maneira possível.
Sistemas computacionais são divididos em quatro componentes: hardware, SO, programas aplicativos e usuários.
Na inicialização do computador existe o programa de bootstrap que é carregado sempre ao ligar ou reiniciar o computador, ele fica armazenado em ROM ou EEPROM, conhecido como firmware.
Na organização do Sistema computacional defina-se sua operação de execução concorrente das CPUs e dos dispositivos competindo por ciclos de memoria, dispositivos de E/S e CPU podem executar concorrentemente.
Um sistema operacional é acionado por interrupções, uma trap é uma forma de interrupção ocorrida por software causada por requisição de I/O ou por um erro.
Nas estruturas de armazenamento podemos citar a memória principal que é a grande área de armazenamento que a CPU pode acessar diretamente, armazenamento secundário é a memória principal que fornece grande capacidade de armazenamento não volátil.
O funcionamento de sistemas multiprocessadores funcionam com as threads rodando direto na memória, elas vão e voltam através dos comandos do SO e quando solicitam alguma I/O, entra a função do DMA que fica acessando as requisições diretamente na memória e depois de pronta lançam a interrupção do sistema.
Transição de modo kernel para modo usuário é quando o SO passa o tempo de uso da CPU para um processo entrar em execução e não o SO que é o único que fica em modo Kernel.
Um processo é um programa em execução, é uma unidade de trabalho no