TESE PLATAO
1ºTexto
Ao ler os dois textos podemos observar e refletir um pouco, Na tese de Platão o que mais me chamou a atenção é que Platão acreditava na noção de que o homem está em contato permanente com dois tipos de realidade: a inteligível e a sensível. A primeira é a realidade imutável, igual a si mesma. A segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos, são realidades dependentes, mutáveis e são imagens da realidade inteligível. Segundo ele o ser humano é a mudança, tudo está em constante movimento e é uma ilusão a estaticidade, ou a permanência de qualquer coisa, pois algo que é não pode deixar de ser e algo que não é.
2ºTexto
Segundo Aristóteles as leis que regiam os movimentos celestes eram muito diferentes daquelas que regiam os movimentos na superfície da Terra, além de ver como natural, enquanto requeriria uma força de sustentação. Ainda sobre movimento e inércia, Aristóteles afirmou que o movimento é uma mudança de lugar e exige sempre uma causa. O repouso e os movimentos são dois fenômenos físicos totalmente distintos, o primeiro sendo irredutível a um caso particular ele afirma e acreditava é essencialmente unida à moral, porque o fim último do estado é a virtude, isto é, a formação moral dos cidadãos e o conjunto dos meios necessários para isso. O estado é um organismo moral, condição e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa.
Conclusão: Vendo nos textos tem uma comparação na questão de idéias filosóficas. Platão achava que todos tinham que ter uma formação para cada atividade, como na política. Achava que um bom e a teologia.