A REP BLICA DE PLAT O Justi A
Na obra A republica do autor Platão são abordados inúmeros assuntos de expoente importância para a filosofia. Entre estes o tema sobre justiça é sem duvida muito atual e portanto como alunos do direito devemos dar uma atenção especial a essa tópica.
Como essa abordagem ,podemos ter um arcabouço filosófico sobre justiça tanto contemporânea com à atual constituição elaborada historicamente por diversos pensadores ,como também temos uma base clássica por essa obra atual denominada republica.
É um debate de Platão com os seus adversários ,vamos ver primeiro os argumentos dos adversários e posteriormente a tese de Platão sobre justiça. Não irei me ater ao capítulo quatro ,mas sim a obra como um todo dentro da temática justiça .
1°Exposição das teses contrárias a Sócrates que se tratam da justiça relativa . 2°Exposição da tese de Sócrates que se trata da justiça absoluta.
Sócrates está caminhando encontra um sujeito chamado Céfalo, e questiona o que à justiça para esse ?.
-Céfalo: A justiça significa nunca mentir e devolver o que foi emprestado.
-Sócrates: Sendo a justiça absoluta não pode haver exceções entretanto, à mentira as vezes é necessária pois não da para falar a verdade em todo o tempo.
Agora as teses de Polemarco e Trasímaco com teses mais refinadas.
-Polemarco: Ser justo é ajudar os amigos e prejudicar os inimigos.
-Sócrates: Polemarco isso não é ser justo pois você pode se enganar quanto aos que são seus amigos e ser traído por um deles.
-Trasímaco: 1°) A justiça é o interesse do mais forte 2°) É o que interessa ou poder constituído 3°) É justo que o mais fraco obedeça o mais forte .
Contra argumento: O mais forte muda ,os governantes comentem erros e se os mais fortes mudam a justiça também muda. Os governados são injustiçados por obedecerem uma lei injusta ou se desobedecerem a lei prejudica o governante .
Trazendo à ideia centra de Platão que à justiça é absoluta e portanto não pode ter