Tese Argumentativa Contra Rachel Sheherazade
1405 palavras
6 páginas
Tese argumentativa contra Rachel SheherazadeRachel Sheherazade umas das jornalistas do noticiário televisivo SBT Brasil no dia 05/02/14 causou polêmica e grande repercursão nacional ao emitir a seguinte opinão ao vivo:
“O marginalzinho amarrado ao poste era tão inocente que, ao invés de prestar queixa contra seus agressores, preferiu fugir antes que ele mesmo acabasse preso. É que a ficha do sujeito está mais suja do que pau de galinheiro.
No país que ostenta incríveis 26 assassinatos a cada 100 mil habitantes, que arquiva mais de 80% de inquéritos de homicídio e sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível. O Estado é omisso, a polícia é desmoralizada, a Justiça é falha. O que resta ao cidadão de bem que, ainda por cima, foi desarmado? Se defender, é claro.
O contra-ataque aos bandidos é o que chamo de legítima defesa coletiva de uma sociedade sem Estado contra um estado de violência sem limite. E, aos defensores dos Direitos Humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”.
Rachel emitiu essa opinião após um grupo de populares que em 31/01/14 espancaram um adolescente acusado de furto, o acorrentaram a um poste, o filmaram e divulgaram as imagens na internet.
A declaração de Sheherazade viola e fere os direitos humanos, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e apologia ao crime segundo o Sindicato dos Jornalistas e da Comissão de Ética, foi solicitado uma investigação para responsabilizar a jornalista por suas declarações.
Algumas das violações de Rachel quanto à Ética Jornalística:
Art. 7- O jornalista não pode:
“V- usar o jornalismo para incitar a violência, a intolerância, o arbítrio e o crime;
Nesse artigo Rachel infrigiu-o ao dizer que “num país que sofre de violência endêmica, a atitude dos vingadores é até compreensível”, de forma alguma uma jornalista que tem reconhecimento nacional e tem grande divulgação em uma rede de televisão aberta