Corrup O
CORRUPÇÃO
Estrutura
● Definição
● Escolha do fato social
● Pensadores
● Manifestações
● Riscos e barreiras
● Tendências
● Conclusões
● Referências
● Dúvidas
Corrupção
Deriva do latim corruptus; significa quebrado em pedaços, acepção, apodrecido, pútrido.
Escolha do fato social
● Exterioridade (essa característica transmite o fato desses padrões de cultura serem exteriores aos indivíduos, ou seja, vem do exterior e de são independentes das suas consciências)
● Generalidade (os fatos sociais existem não para um indivíduo específico, mas para a coletividade. Podemos perceber a generalidade pela propagação das tendências dos grupos pela sociedade, por exemplo)
● Coercividade (direta ou indireta)
A seguir, os fatos sociais pré-selecionados pelo grupo, contendo descrições conforme as definições acima.
Religião
Exterioridade - A religião tem caráter absoluto e existe desde os primórdios da humanidade, mesmo que em diferentes manifestações. Como prova disso é possível citar desde os rituais de enterro realizados a cerca de 100 000 anos atrás e as diferentes manifestações religiosas que também podem ser percebidas atualmente, como casamentos celebrados por clérigos. Desse modo, pode-se até mesmo dizer ser a religião onipresente na história do Homem.
Generalidade - Foi/é utilizada para explanar sobre eventos/situações que não conseguiram/conseguem ser explicados racionalmente. A generalidade da religião é incontestável, apesar de seu grau variar de acordo com a religião de que se fala e do período histórico. Como exemplo de uma generalidade muito forte pode-se comentar o Catolicismo pré-Lutero, marcado pelo fato de apenas os clérigos poderem ler a Bíblia, de modo que a interpretação de tal texto sagrado era única para seus seguidores.
Coercividade - Na religião é possível perceber tanto a coercividade direta - especialmente das parcelas extremistas - quanto à indireta. Como