Território
Miguel Filho
RESUMO
O objetivo desse trabalho é fazer uma breve analise acerca do conceito de território como funcional e simbólico, assim como outros conceitos que surgiram no decorrer do tempo acompanhando o desenvolvimento cientifico, social e do próprio sistema capitalista. Palavras-chave: Território.Simbólico.Funcional.multiterritorialidade
I - INTRODUÇÃO
Para darmos início a este trabalho, primeiramente devemos entender o conceito de território, no qual se tem uma dupla conotação: material e simbólica. No sentido simbólico, se tem um vinculo ligada a questão da apropriação e o segundo está mais associado a um processo de dominação.
Entender o território enquanto processo de apropriação é, ao mesmo tempo, analisar este como relação de poder, na qual se tem uma situação mais dinâmica e conflitiva no que tange o mundo global, pois para que se possa entender que o território é um processo continuo de construção, deve-se esclarecer que para que ele seja construído, se tem múltiplos agentes que transformam este “lugar”.
Em uma analise simbólica, este conceito está mais relacionado a ideia de uma pensamento mais local, que liga esta a um olhar mais “horizontalizante”, que busca mostrar os valores de um conceito de área vivida, caracterizado como espaço socialmente construído.
Portanto, todo território é obrigatoriamente tanto simbólico quanto funcional, pois exercemos domínio sobre o espaço tanto para realizar funções quanto para produzir significados.Desde sua origem, a Geografia sempre estabeleceu um diálogo constante com o universo da Arte. Os geógrafos, durante o desenvolvimento de sua ciência, serviram-se de instrumentos para a descrição e leitura do espaço, como percebemos marcadamente na cartografia, e também empregaram outros meios para atingir essa finalidade, como a pintura e a gravura. Com a evolução da história e da tecnologia, a geografia também passou a utilizar as