Território brasileiro
O Brasil tem um território muito extenso que faz fronteira com quase todos os países da América do Sul. Essa característica acarreta vantagens e desvantagens políticas, sociais e econômicas para o país.
A posição do Brasil no mundo.
Três dos cinco maiores países do mundo se localizam no continente americano:
Estados Unidos e Canadá, na América do Norte, o Brasil na América do Sul. O Brasil é o quinto maior país do mundo em extensão territorial, menor apenas que a Rússia,
Canadá, china e Estados Unidos.
Grande parte do território brasileiro se encontra no hemisfério Sul, com exceção de parte dos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Além disso, a maior parte do país está localizado na zona Intertropical, com exceção de parte dos estados de São
Paulo. Mato Grosso do Sul, Paraná e dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do
Sul. As características climáticas e a diversidade natural existente no Brasil estão diretamente relacionadas à extensão territorial e à posição geográfica de suas terras, localizadas em grande parte na zona climática mais quente e úmida do planeta, o que sustenta a vida de 20% de todas as espécies de plantas e animais de todo o planeta.
Potencialidades ecônimicas
O Brasil é um país de dimensões continentais, e em seu subsolo encontramos uma grande quantidade de recursos minerais. A presença de solos férteis em grande parte do território brasileiro e a grande extensão de terras próprias para a agricultura elevam a potencialidade de exploração econômica do país.
Uma extensa rede hidrográfica, dotada de grande potencial energético, sustenta a capacidade de desenvolvimento de inúmeras atividades econômicas que dinamizam a economia nacional. Tais potencialidades ampliam os interesses de outros países e das grandes empresas nacionais e estrangeiras pela exploração dos recursos existentes, tais como: a extração de minérios, madeira, frutos, sementes e plantas.
Os aproveitamentos