Terrestres
Ecossistemas terrestres são conjuntos naturais que formam os biomas da terra. Regiões não podem ser consideradas bióticas quando o conjunto de ecossistema não trazem traços semelhantes, conforme aponta grande parte dos cientistas especialistas nas ciências biológicas.
Dividi-se em
Floresta tropical: Ocorre em regiões de clima quente e úmido, como na Amazônia, na bacia do rio e no sudeste da Ásia. Ocupa cerca de 20% da superfície terrestre e contém mais de 1,5 milhões de espécies vegetais e animais.
Floresta temperada: Ocorre em regiões de clima com estação fria, ocupando grande parte da América do Norte, da Europa e da Ásia.
Savana: Ocorre em regiões úmidas com estação seca prolongada, como na África Central e no Brasil Central, onde é chamada de “cerrado”. Trata-se de campo com predominância de gramíneas, à quais se juntam algumas espécies arbóreas e arbustivas. Ecossistemas aquáticos
Ecossistemas aquáticos abrangem os ecossistemas aquáticos de água doce, como rios, lagos, lagoas e geleiras; assim como os recursos hídricos subterrâneos que são certos os lençóis freáticos e reservatórios subterrâneos, e também os ecossistemas marítimos e costeiros, como manguezais e restingas, nas áreas costeiras de mares e oceanos.
Os ecossistemas aquáticos são analisados de acordo com o bioma ao qual pertencem como a floresta amazônica, a caatinga, o cerrado e o pantanal, mata atlântica e os campos sulinos, e a zona costeira e marinha.
Ecossistemas comuns:
Costeiros: Separação entre a terra e o mar, como exemplo golfos, baías, praias.
Restingas: É um espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa, de forma geralmente alongada, produzido por processos de sedimentação, onde se encontram diferentes comunidades que recebem influência marinha, podendo ter cobertura vegetal em mosaico.
Sapal: É a designação dada às formações aluvionares periodicamente alagadas pela água salgada e ocupadas por vegetação