Transformações Terrestres
1.1 - OBSERVAÇÕES
Como a Terra se originou, que modificações tem sofrido e no que irá se transformar? Nascida nas profundezas do espaço e do tempo e movendo-se no
Universo durante bilhões de anos, a Terra propõe um número sem fim de questões desafiantes. A curiosidade sem limites do homem empurra-o para o desconhecido.
Você poderá se entusiasmar tanto pelas coisas que aprenderá em geociências, que talvez descubra em si mesmo algo novo: a necessidade de pesquisas.
Muitas descobertas científicas ocorrem pela curiosidade humana, mas somente ela não basta para se obter conhecimentos. A pessoa curiosa também precisa fazer observações cuidadosas e acuradas. As observações realizadas por geocientistas, por exemplo, exigem as vezes, processos extensos e complicados.
Outros tipos de observações podem ser feitos de maneira muito simples. Muitas idéias científicas importantes se originaram de simples observações sensoriais com o tato, visão e olfato. O homem, porém, ampliou a capacidade e a qualidade de suas observações usando instrumentos como os termômetros, barômetros, telescópios, etc.
Os sentidos humanos são excelentes para alguns tipos de medidas, porém, muito grosseiros para outros. Você pode ver o que está impresso nesta página com seus olhos, mas poucos podem sentir pelo tato as letras impressas. Não temos também os sentidos calibrados o suficiente para estabelecer uma medida numérica para diferentes qualidades detectadas. Por exemplo, podemos dizer quanto um objeto está quente ou frio, mas não podemos medir a sua temperatura.
Os nossos sentidos trabalham em conjunto com nossa habilidade mental, que freqüentemente desenvolvem um modelo. Você pode estar observando uma erupção vulcânica e registrar informações referentes as suas características físicas e químicas tais como tipo de lava, ocorrências, etc. Já um colega seu pode observar a mesma erupção e dizer que constitui um belo espetáculo.
Observações são