terra
Na superfície estão os elementos que garantem a existência da vida, como água, gases, rochas e minerais;
A Terra possui formato esférico achatado nos pólos, sendo a sua forma denominada de Geóide;
A Terra gira em torno de si mesma, em torno de uma eixo imaginário que recebe o nome de “eixo terrestre”, que está inclinado em relação ao plano do movimento da Terra.
Por conta da inclinação, a Terra apresenta diferentes faixas de incidência de raios solares, chamadas de zonas térmicas.
Áreas mais próximas do Equador recebem maior intensidade raios solares e as mais próximas dos pólos recebem menos incidência.
As zonas térmicas da Terra são: 1 – Tropical – Entre os trópicos, sendo a mais quente de todas. 2 – Temperada – Entre os Trópicos e círculos polares recebendo menor intensidade de raios solares, apresentando temperaturas amenas. 3 – Polar - Dentro dos Círculos polares recebendo a menos incidência de raios solares sendo as mais fria.
Rotação – O planeta realiza uma volta em torno do seu próprio eixo, ocorrendo de Oeste para Leste durando cerca de 24 horas aproximadamente. Esse movimento é o responsável pelo ciclo dos dias e das noites.
Translação – Movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias 5 horas e 48 minutos, sendo responsável pelas estações do ano.
A distribuição desigual de luz e calor do sol nos dois hemisférios ao longo de um ano determina as 4 estações do ano, que tem início nos equinócios e solstícios. Os hemisférios norte e sul possuem estações invertidas em razão da inclinação do planeta. 1 - Equinócio – Dias e noites tem a mesma duração (Outono e Primavera). 2 - Solstício – Maior diferença entre a duração entre dias e noites (Verão e Inverno).
Uma convenção internacional realizada em 1884, nos EUA, determinou que o fuso horário do Meridiano de