Terpia
PENSANDO NOVAS PRÁTICAS EM TERAPIA
OCUPACIONAL, SAÚDE E TRABALHO
NEW PERSPECTIVES IN OCCUPATIONAL
THERAPY, DISCUSSING HEALTH AND WORK
Selma Lancman(1), Maria Isabel Garcez Ghirardi(2)
LANCMAN, S.; GHIRARDI, M. I. G. Pensando novas práticas em terapia ocupacional, saúde e trabalho. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo, v. 13, n. 2, p.44-50, maio/ago. 2002.
RESUMO: O presente artigo aborda as mudanças atuais nas relações de trabalho e a maneira como essas mudanças afetam a saúde mental e a vida dos trabalhadores. Discute novas perspectivas práticas e teóricas em Terapia Ocupacional no campo da saúde e trabalho.
DESCRITORES: Terapia Ocupacional/tendências. Saúde mental. Trabalho. Psicologia do trabalho. O
mudança no perfil da classe trabalhadora favorecendo a diminuição da classe operária industrial paralelamente à expansão do trabalho no setor de serviços. Essas mudanças provocam um impacto nas relações trabalhoemprego, e a inserção no mercado de trabalho tende a assumir formas variadas através da terceirização de serviços e da oferta de trabalho autônomo, por exemplo.
Frente a isso, emprego, estabilidade, aposentadoria ou uma carreira profissional linear e progressiva, bem como direitos trabalhistas e proteção à saúde do trabalhador começam a ceder espaço a novas
processo de globalização econômica atualmente em curso tem definido intensas transformações no mundo do trabalho. Inovações tecnológicas, mudanças na organização do trabalho e o surgimento de novas profissões em detrimento de outras, são alguns dos fatores que vêm contribuindo para que haja uma redefinição das relações entre capital e trabalho, levando empresas já existentes a se reorganizarem para se adequar a essa nova realidade.
Esse processo vem propiciando também uma
(1)
Docente do Curso de Terapia Ocupacional da FMUSP, Doutora em Saúde Mental pela Universidade Estadual de Campinas,