terpia de risco
DISCIPLINA: PSICOLOPATOLOGIA II
SEMESTRE:SEXTO MATUTINO
PROFESSOR: VALÉRIA BRITO
ALUNO: MARCILIA BELLOZUPKO STREMEL
MATRICULA: 120.368.1
Relatório de observação do participante em unidade de atenção à saúde mental.
INTRODUÇÃO
O Centro de Atenção á Saúde Mental ANANKÊ, localizado no SCRLN 712/713, Bloco C, Lojas 4/5, Asa Norte, Brasília, DF, atua há 22 anos no Distrito Federal. A equipe multidisciplinar é composta por psicólogos, psicanalistas, psiquiatras, artistas, artesãos, nutricionistas e professores de educação física, com formação e experiência em saúde mental. Os diretores, Meire Mariza Dias, Marcia Guiot Herinng, Tiago Mesquita e Luciana Paulino, possuem formação da área de saúde. Reuniões clínicas e estudos de caso, fazem parte do seu cotidiano.
O ANANKE, é uma sociedade privada, possui convênios com 30 fundações. Tem uma rede de serviços articulados que permitem oferecer assistência em saúde mental ao paciente e sua família, nas diferentes fases do tratamento. A rede possuí serviços: Unidade de Intervenção em Crise, Centro de Convivência (Hospital Dias), Ambulatório.
Na unidade de Intervenção em Crise - UIC, ocorre a internação psiquiátrica que objetiva acolher e tratar a crise em sua complexidade: estado agudo do paciente, estado traumático dos familiares e do meio social.
O Centro de Convivência (Hospital Dias) é a unidade de tratamento aberta para pacientes fora de crise, mas que ainda demandam cuidados sistemáticos e intensivos. Funciona de Segunda a Sexta-Feira de 9:00 as 17:00 horas. As oficinas terapêuticas, os grupos de psicoterapia e os acompanhamentos psiquiátricos e familiares, são os principais recursos clínicos utilizados. A inserção familiar e social dos pacientes e o objetivo final do tratamento.
O Ambulatório oferece atendimento psiquiátrico e psicoterápico para crianças, adolescentes e adultos. Destina-se a pacientes que necessitam de cuidados mas, são capazes de ancorar suas vidas familiar e social.