Termos tecnicos de teatro
PONTO: Uma pessoa escondida que sussurra o texto ao ator no evento de tê-lo esquecido.
PONTO CEGO: Lugar desprivilegiado na platéia em que não se vê parte do placo ou espaço cênico.
PRESENÇA DE PALCO (ou PRESENÇA CÊNICA): Termo também usado para a performance de um músico ou cantor. Presença de palco é a força com que um ator marca os espectadores ao desenvolver seu trabalho em cena. A presença de palco de um ator é medida somando sua potência de voz, entonação, expressão facial e física e até mesmo a força com que pisa e com que encara o público. Não existe uma fórmula para ser aumentar a presença de palco pois, embora possa ser reforçada com a especialização e a prática, às vezes constitui um dom natural.
QUADRO: Divisão de um texto dramático ou cênico, fundado sobre uma mudança do espaço ou do espaço-tempo. O mesmo que cena ou ao ato.
QUARTA PAREDE: Parede imaginária que separa a cena da sala. Um palco italiano possui três "paredes": O fundo (rotunda), e as laterais (que podem ser coxias, pernas ou apenas uma parede mesmo). O termo "quarta parede" é utilizado para definir a parede não existente nesse tipo de palco. Ou seja, a frente dele. Não tem parede entre a frente do palco e a platéia, portanto é uma parede imaginária, um limite. Esse termo é usado em espetáculos teatrais em que não há interação do elenco com o público. Como se tivesse uma quarta parede que os separasse.
RITMO DO JOGO CÊNICO: É o ritmo que se desenvolve todo o espetáculo segundo um tempo fixado por sua encenação. Esse tempo determina a velocidade da dicção, a relação entre texto e gesto, a rapidez das mudanças, das transições entre os jogos cênicos, do espaço entre as cenas ou quadros. O ritmo da ação, sua progressão contínua ou em partes fornecem o quadro rítmico geral do espetáculo.