PLANO ANUAL 2015 Para 6 E 9 Ano
TEMA – Percepção Visual e Sensibilidade Estética
Subtema – Apresentação e análise de imagens e objetos artísticos
Tópicos
Habilidades
ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS
CONTEÚDOS
Avaliação
1-Análise e crítica de obras de artes visuais.
1.- Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais.
2.Usar vocabulário para análise de obras de artes visuais.
Para uma melhor compreensão das expressões artísticas de obras visuais é importante conhecer os elementos que as compõem. É fundamental que, no ensino de Arte, ocorra o aprendizado de como esses elementos espaciais se organizam num plano ou numa estrutura bidimensional e tridimensional. Além do conhecimento, é necessário sensibilidade e experiência, no sentido de poder perceber como os elementos se apresentam na constituição de uma obra.
Para esse aprendizado, o professor deve preparar seus alunos para que conheçam e sejam capazes de refletir e questionar, sobre os principais elementos que compõem uma obra de arte visual, como a linha, textura, cor, forma, movimento, planos e profundidade.
Um conhecimento prévio desses elementos se torna necessário para poder identificá-los nas obras a serem analisadas. Para isso, é necessário inicialmente caracterizar o que significa uma “análise formal”. A priori, poderíamos dizer que se trata de um pensamento em termos de cores, linhas, ritmos, proporções. É importante que o professor faça uma pesquisa mais aprofundada sobre o tema para oferecer aos alunos um aprendizado mais amplo e profundo. O professor deve buscar produções artísticas e visuais diferenciadas no ambiente da escola e fora dele, possibilitando ampliar o conhecimento dos alunos.
A) Características e especificação dos tipos dos elementos visuais que compõe uma obra visual - ponto; - linha; - superfície; - luz;
- planos e profundidade; - cor; - textura.
B) Posicionamento e qualificação desses elementos no espaço: - dinâmico/estático; -