Termos relacionados ao estudo da astronomia
ASTROS: Designação genérica de todos os corpos celestes, tenham ou não luz própria, como estrelas, planetas, cometas etc.
ESTRELAS: Astro que tem luz própria, cintilante, e é da mesma natureza do Sol, parecendo sempre fixo no firmamento.
PLANETA: Cada um dos corpos celestes, sem luz própria, de aparente movimento próprio, que giram ao redor de uma estrela.
CONSTELAÇÃO: Grupo de estrelas fixas que, ligadas por linhas imaginárias, formam diferentes figuras nos mapas celestes.
GALÁXIA: Cada um de bilhões de grandes sistemas de estrelas, que incluem também as nebulosas e matéria interestelar e constituem o universo. A galáxia que vivemos chama-se Via-Láctea.
SATÉLITE: Astro natural que gira em torno de um planeta (ex: a Lua gira em torno do planeta Terra, ou seja, a Lua é um satélite natural. O ser humano construiu máquinas que também giram em torno do planeta, e estas são chamadas de satélites artificiais.
ASTERÓIDES: São pequenos corpos celestes rochosos de forma irregular que giram em torno do Sol.
METEORÓIDE: Pedaços de asteróides. Existem de dois tipos, os que se incendeiam, deixando um rastro de luz, chamam-se METEOROS ou estrela cadente, e os que queimam por inteiro e chegam até a superfície da Terra chamam-se METEORITOS.
COMETA: São corpos celestes constituídos por rochas, gelo poeira e principalmente gases. Eles giram em torno do Sol.
UNIVERSO: Conjunto de todos os sóis, planetas, satélites, astros e asteróides do espaço; cosmo.
SISTEMA SOLAR: conjunto de astros e sol, sendo que os primeiros giram em torno do segundo. O nosso planeta Terra faz parte do Sistema Solar.
ÓRBITA: Caminho percorrido por um astro ou objetos artificiais, em seu movimento de translação, através do espaço celeste.
COMPREENDENDO ALGUNS TERMOS RELACIONADOS AO ESTUDO DA ASTRONOMIA
ASTROS: Designação genérica de todos os corpos celestes, tenham ou não luz própria, como estrelas,