Termos Linguisticos
2013
INTRODUÇÃO
Através desta síntese de conteúdos sobre Termos Linguísticos apresentados por 15 grupos do 1º Semestre/2013 da Faculdade Mauá de Brasília, possibilitará aprofundarmos conhecimentos gramaticais na área da Morfologia e também da Sintaxe.
Vejamos a seguir os Termos Linguísticos um por um.
1. Adjetivo
Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo.
Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar uma qualidade, ela pode ser "encaixada diretamente" ao lado de um substantivo: homem bondoso, moça bondosa, pessoa bondosa.
Já com a palavra bondade, embora expresse uma qualidade, não acontece o mesmo; não faz sentido dizer: homem bondade, moça bondade, pessoa bondade.
Bondade, portanto, não é adjetivo, mas substantivo.
Morfossintaxe do Adjetivo:
O adjetivo exerce sempre funções sintáticas relativas aos substantivos, atuando como adjunto adnominal ou como predicativo (do sujeito ou do objeto).
2. adjetivo explicativo
Exprime qualidade própria do ser. Por exemplo: neve fria.
3. adjetivo restritivo
Exprime qualidade que não é própria do ser. Por exemplo: fruta madura.
4. adjunto
São conceituados como “Termos Acessórios da Oração”, pois funcionam como complemento da mesma, não sendo indispensáveis para a compreensão do enunciado.
5. adjunto adnominal é o termo que tem valor de adjetivo, servindo para especificar ou delimitar o significado de um substantivo em qualquer que seja a função sintática exercida por este.
Fazem parte do quadro dos Adjuntos Adnominais:
Adjetivos:
O dia ensolarado está contagiante.
Seu sorriso maroto é lindo.
Locuções Adjetivas:
O passeio de campo nos deixou exaustas.
A água da chuva regou todas as plantas.
Pronome adjetivo:
Minha culpa é meu segredo
Este teu olhar felino incendeia (Clarice Lispector)
Artigos:
Um novo sonho ressurgiu.
Os alunos surpreenderam os professores.