termos de Parasitologia
Ex.: o hábitat do Necator americanus é o duodeno humano.
hospedeiro
Em Biologia, hospedeiro é um organismo que abriga outro em seu interior ou o carrega sobre si, seja este um parasita, um comensal ou um mutualista. A palavra deriva do latím hospitator, significando visita, hóspede.
Hospedeiro definitivo
Hospedeiro definitivo é o que apresenta o parasita em que fica em um local por fim sem se mudar
Agente etiológico é a denominação,o nome, dada ao agente causador de uma doença. Normalmente, este causador precisa de um vetor para proliferar tal doença (ou seja, completar seu ciclo de parasitismo). Este vetor pode ser animadoou inanimado. Existem centenas de agentes etilógicos dos quais podem causar, se não tratados, uma série de más consequências. Dentro dessas centenas de agentes etiológicos, há que ter em conta que podem ser de origem endógena ou exógena.
Parasitemia é a presença de parasita vivos no sangue circulante em um ser vivo, seja ele animal ou humano.
Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças, a sua multiplicação e a reação dos tecidos do hospedeiro a estes organismos e às toxinas por eles produzidas.
Infestação (do latim infestatio) é a invasão de um local por parasitas macroscópicos, apesar disto, geralmente de pequeno tamanho. Ex. roedores, insetos, artrópodes, aracnídeos, etc.
Parasitismo (do grego παράσιτος, parásîtos: de pará, ao lado, junto de + sîtos, alimento, podendo significar “aquele que come ao lado de outro”1 é a associação entre seres vivos, na qual existe uma unilateralidade de benefícios, sendo um dos associados prejudicado nessa relação. Desse modo, surge oparasita, agente agressor e o hospedeiro, a gente que abriga o parasita
Parasita Facultativo: Aquele que não pode prosperar fora do organismo vivo que hospeda-lo.
Parasita facultativo é aquele