participação dos pais na vida escolar dos filhos
PALHETA, Alessandra*
FERNANDES, Caroline*
OLIVEIRA, Eliani*
OLIVEIRA, Elaini*
COSTA, Francisca de Paula*
RESUMO:
PALAVRAS-CHAVES: Família, Escola, Educação, Ensino Fundamental I, Participação.
1 - INTRODUÇÃO
___________________________________________________________________________*Acadêmicos dos cursos de Pedagogia, da Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA.
2 - A FAMÍLIA DOS DIAS ATUAIS Por volta do século XVII, a família passou por muitas mudanças e os costumes contemporâneos foram fortemente influenciados por esse sentimento de família que se desenvolveu na Europa no século XVI. A partir deste século, surgiu o modelo de família onde cada família iria ser responsável na educação dos seus filhos.
Segundo o autor Ariés:
“A família foi uma consequência de mudanças na forma de atuação de outras instituições, como o Estado e a Igreja, que, há cerca de três séculos, começaram a valorizar o “sentimento de família”. “Significa que os laços familiares começaram a ser reconhecidos socialmente e a educação e criação de crianças nascidas da união de um casal passa a ser, de responsabilidade da família.”
Observar-se que a família não pode ser percebida como uma instituição imutável, fixa constituída por pai, mãe e filho. É também o modelo que conhecemos e que já sofreu transformações nas suas estruturas, nas suas composições e nos seus papéis internos.
Segundo Saraceno: “A família contemporânea formada por uma grande variedade de forma que documentam a inadequação doa diversos modelos da tradição para compreender os grupos familiares da atualidade.”
Entende-se que a família dos dias atuais, passou por modificações que difere com o modelo patriarcal, mas não podemos esquecer que o compromisso da família e a responsabilidade da educação dos filhos contínua sendo da família.
O papel da família segundo a Szymanski: “Às famílias cabe dar acolhimento a seus filhos um