monografias
A escrita monográfica para muitos alunos tem se tornado um martírio, a via crucis para a aprovação – ou reprovação – do final de curso. Muitas normas são apresentadas ao pesquisador, muitos textos lhe são cobrados. Contudo, o aluno deve refletir o que lhe foi acrescido ao longo do curso em estudo, pois a finalidade da monografia é exatamente esta: sintetizar o que foi estudado ao longo dos anos acadêmicos. Não é fácil, nem impossível. Todavia, o curso realizado, certamente, acrescera-lhe em vários aspectos e mudara seus pensamentos, propusera renovações na prática, as quais podem ser projetadas no trabalho de final de curso. A monografia, portanto, é:
A elaboração de um trabalho científico [...] que exige do pesquisador iniciante um trabalho intenso, tendo em vista a busca de uma ou mais respostas ao problema proposto. Essa busca, que mais se assemelha a uma garimpagem intelectual denomina-se pesquisa. (FILHO & SANTOS, 2000, p. 19)
Como os autores colocam, pesquisar e escrever um trabalho monográfico não é tarefa fácil. Muitas dificuldades são enfrentadas e podem ser devidamente superadas sem perder de vista o gosto pela pesquisa e pela evolução do tema escolhido.
Para dar