Termos Algébricos
Denominamos monômio ou termo algébrico quaisquer expressões algébricas representadas por um número, por uma incógnita, ou pelo produto de números e incógnitas, assim 2, x, 2x e -3xy2 são exemplos de termos algébricos ou monômios.
Identificando as Partes de um Monômio
No monômio -3xy2 o número -3 representa o seu coeficiente numérico e a sua parte literal é representada por xy2.
Por convenção omitimos o coeficiente numérico quando ele é igual a 1, escrevemos x em vez de escrevermos 1x, por exemplo, ou então -x no lugar de -1x.
Temos um monômio nulo quando o coeficiente numérico é igual a 0, assim o termo algébrico 0x2 é igual a 0.
Acima utilizamos o número 2 como um exemplo de monômio. De fato todo número real é um monômio, só que sem a parte literal.
Grau dos monômios
O grau de um monômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal.
Ex: 4.a³.b².x
Os expoentes são 3; 2 e 1. logo seu grau é “6” pois 3+2+1 = 6.
(Lembre-se : O expoente "1" citado acima refere-se ao x. O expoente de a é 3, o de b é 2 e o de x é 1. Quando uma letra não tem nenhum expoente, significa que o expoente é 1).
Polinômios
Um polinômio é definido com a soma de monômios. O grau de um polinômio é o grau do monômio de maior grau; o polinômio zero, por definição, não tem grau.
Por exemplo, o polinômio 2 + 4x³ + 2x² - x, que é composto de 4 monônios, tem grau 3, pois corresponde ao expoente mais alto dentre os componentes do polinômio - o monômio 4x³.