Termoquímica
Termoquímica é a parte da Química que trata das trocas de calor que acompanham as reações. As reações químicas podem ser:
Exotérmicas: quando a reação ocorre com liberação de calor (de exo: para fora).
Endotérmicas: quando a reação ocorre com absorção de calor (de endo: para dentro).
Toda substância possui uma quantidade de energia armazenada nas suas ligações. Quando a energia contida nos reagentes é maior que a contida nos produtos, temos uma reação exotérmica pois ocorre liberação de energia. Quando a energia contida nos reagentes é menor que a contida nos produtos, temos uma reação endotérmica, pois ocorre absorção de energia. Essa energia contida nas substâncias recebe o nome de entalpia (H). A variação de entalpia para uma dada reação química é dada por
ΔH = HP - HR onde HP é a soma das entalpias dos produtos,
HR é a soma das entalpias dos reagentes.
Quando a reação se realiza a pressão constante o ΔH é chamado de calor de reação. Em Termoquímica é usual se expressar as variações de energia nas reações através de quilocalorias (Kcal). A quilocaloria é mil vezes o valor de uma caloria. Uma caloria corresponde a quantidade de calor necessária para se elevar de 14,5ºC para 15,5ºC a temperatura de 1g de água. Outra unidade usual em Termoquímica é o Joule (J). Uma caloria equivale a 4,18 J.
Nas reações exotérmicas, ΔHR > ΔHP e por isso ΔH é negativo (ΔHP - ΔHR = -).
Nas reações endotérmicas, ΔHR < ΔHP e por isso ΔH é positivo (ΔHP - ΔHR = +).
Como o valor do ΔH varia com a pressão, temperatura, variedade alotrópica e estado físico, estes devem vir especificados na equação termoquímica.
H2(g) + ½ O2(g) —> H2O(l) ΔH= -68,3 Kcal/mol, 25ºC, 1 atm
Quando uma reação termoquíca não informar os valores de temperatura e pressão, subentende-se que a mesma se realize a 25ºC (ou 298 K) , 1 atm e forma alotrópica e estado físico mais usuais do elemento ou composto. Esta condição é definida como padrão em