Das Leis Morais
Obstáculos à reprodução. O Aborto. Casamento e Celibato. Poligamia.
Compromissos afetivos.
Ä Introdução:
Encontramos em “O Livros dos Espíritos”, na questão 686, a seguinte indagação:
"É a lei da Natureza a reprodução dos seres vivos? A que a espiritualidade maior responde: "Evidentemente. Sem a reprodução, o mundo corporal pereceria."
Menciona Rodolfo Calligaris no seu livro “As leis Morais”, que, sem margem de qualquer dúvida, a reprodução dos seres vivos é lei da natureza e preenche uma necessidade do mecanismo da Evolução.
Ä Os Espíritos tem sexo?
O Livro dos Espíritos é bastante claro com relação à questão.
200. Têm sexos os Espíritos?
"Não como o entendeis, pois que os sexos dependem da organização. Há entre eles amor e simpatia, mas baseados na concordância dos sentimentos."
201. Em nossa existência, pode o Espírito que animou o corpo de um homem animar o de uma mulher e vice-versa?
"Decerto; são os mesmos os Espíritos que animam os homens e as mulheres."
202. Quando errante, que prefere o Espírito; encarnar no corpo de um homem, ou no de uma mulher?
"Isso pouco lhe importa. O que o guia na escolha são as provas por que haja de passar." Complementa Kardec: “Os Espíritos encarnam como homens ou como mulheres, porque não têm sexo. Visto que lhes cumpre progredir em tudo, cada sexo, como cada posição social, lhes proporciona provações e deveres especiais e, com isso, ensejo de ganharem experiência. Aquele que só como homem encarnasse só saberia o que sabem os homens.”
Encontramos em “A Gênese”, Capítulo II, item 3, n.º 11 – Espíritos Felizes – o depoimento do Espírito Sanson que foi membro da Sociedade Espírita de Paris falecido em 21 de abril de1862 que, prevendo sua a morte, dirigira ao Presidente da Sociedade uma carta com o tópico singular de que, após o seu desenlace, fosse