leis morais
Começámos por falar sobre os valores e os tipos de valor, sendo eles os valores Vitais, Económicos, Éticos e Morais, Politicos, Estéticos e Religiosos.
Em sumula os valores vitais são ter saude, pois é uma das coisas mais importantes para nós, e ser robusto, ou seja ser bem constituido para aguentar certas situações.
Os valores económicos indicam-nos a importância de um determinado objecto.
Quando um objecto tem importância para muita gente, o seu valor aumenta, no entanto, quando esse mesmo objecto tem pouca importância ou valor, o seu valor real baixa
Os valores éticos e morais diferenciam o bem e o mal, assim como a justiça da injustiça.
É importante sermos alteruistas, apesar de nem todos o conseguirem, pois desta meneira sobrepomos os interesses dos outros aos nossos.
Nos exemplos de alteruismo, temos as nossas mães, que abdicaram de muita coisa para nos ter, colocando-nos em primeiro lugar nas duas vidas.
Os valores politicos falam sobre termos preferência por uma sociedade justa e onde todos podemos dar a nossa opinião, pois ao elegermos em alguem para presidente por exemplo, esperamos formar assim uma sociedade com igualdade e respeito.
Os valores éticos distinguem o belo do feio e a armonia da desarmonia, tendo em conta que o que é belo para uns, pode não ser para outros, assim como a definição de feio nunca é igual entre duas pessoas.
Os valores religiosos dividem-se em dois grupos, os sagrados e os profanos
Sagrados: Igreja, mesquita, templo ou cemitério
Profanos : Escola, casa, rua
Com isto, apresentamos diferentes tipos de comportamento em diferentes tipos de locais, ou seja, a maneira com nos comportamos numa igreja ou num cemitério, não é igual à forma como nos comportamos num centro comercial ou na rua.
Todos estes valores são importantes e fazem parte da ossa vida, porque para tudo o que fazemos, utilizamos estes valores.
De seguida, falámos sobre