termoquimica
TERMOQUÍMICA
São Bernardo do Campo
2014
ESCOLA’’ POLITECNICA COLEGIO ANCHIETA’
CAMILA SILVA SANTOS
FATORES QUE INFLUENCIA DA TEMPERATURA E PRESSÃO NO EQUILÍBRIO QUÍMICO
Apresentado como um dos objetivos da disciplina de: termoquímica
Orientador: Prof. Ricardo
São Bernardo do Campo
2014
Princípio de Le Chatelier
Le Chatelier propôs este teorema geral em 1884: "Se uma perturbação é aplicada a um sistema em equilíbrio, o sistema altera-se, se possível, no sentido de anular a perturbação". Muitas reações químicas são reversíveis, isto é, os produtos tornam a formar os reagentes originais, sob condições favoráveis. Nos casos em que a velocidade da reação de combinação entre os reagentes é exatamente igual à da reação de decomposição dos produtos para voltar a formar os reagentes iniciais, têm-se um estado de equilíbrio químico.
Em 1884 o cientista francês Henri Louis Le Chatelier enunciou um princípio geral conhecido pelo nome Principio de fuga ante a força, ou simplesmente, princípio de Le Chatelier, que defendia a teoria de que quando se exerce uma ação num sistema em equilíbrio (variação de pressão, temperatura, concentração), o sistema se desloca no sentido da reação que neutraliza esta ação.
1. Variação de concentração Pelo Princípio de Le Chatelier, quando se aumenta a concentração de uma das substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que essa substância se transforma; e quando se diminui a concentração de uma dessas substâncias, o equilíbrio se desloca no sentido da reação em que esta substância se forma. Consideremos a hipótese de reação:
A + B → C + D Nesse caso, um aumento na concentração de A deslocará o equilíbrio para a direita. A e B serão consumidos cada vez mais rapidamente, formando-se maior quantidade de C e D. O equilíbrio em questão só se